
Bahia – Portugal: Pontos Que Nos Unem, Edição 2019, trata-se de um festival multicultural, que decorrerá no período de 06 de maio a 10 de junho, em diferentes centros culturais de Salvador. O Festival envolve as mais variadas linguagens artísticas.

Tudo isso com o objetivo de celebrar as relações culturais, históricas e de afeto entre a Bahia e Portugal.

Sobre a proposta:
Propondo-se traçar um mapa de fluxos entre Portugal e a Bahia, focando a atenção na cultura material e imaterial de cada país, de modo a evidenciar a natureza dessas trocas, bem como espelhar a identidade e a história de cada um, o Consulado Geral de Portugal na Bahia e a Cátedra Fidelino de Figueiredo – UNEB realizarão neste segundo ano do Projeto Pontos que Nos Unem uma malha de trabalhos transversais que gravitam em torno da Literatura, do turismo, da Música, da Gastronomia, a fim de homenagear artistas, pesquisadores, professores, músicos que vivem cruzando o Atlântico Sul, desenhando traçados de convergências.

A programação gira em torno do 05 de maio (Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na C.P.L.P) e do dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).

Público-alvo:
O projeto destina-se a artistas, profissionais da cultura, imprensa, profissionais liberais, professores do ensino médio e universitário, alunos de graduação e pós e interessados em geral. O projeto, pretende alcançar um público estimado de 5 mil pessoas, de classes sociais, idades e gêneros variados.

Destaques da programação:
De todas nossas matrizes, por vezes esquecemos que, a mais presente, é a portuguesa. Do patrimônio histórico à feijoada, vários pontos nos unem, e a melhor forma de recordar é sempre através da arte, manifestação mais potente de nossa cultura.

Exposição: O MAR QUE NOS UNE.
• De 06 a 24 de maio (Segunda) – Exposição: O MAR QUE NOS UNE.
Estruturada em duas estações do metrô de Salvador, a exposição resulta de uma parceria com a CCR-Bahia, o Consulado de Portugal e a Cátedra Fidelino de Figueiredo/UNEB. Visa, neste segundo ano do projeto, privilegiar a integração de várias áreas do saber em torno do mar que une a Bahia, Portugal e África. A exposição pretende apresentar a relação do mar com a Língua Portuguesa, uma vez que esta é a Língua para unir povos. Dividida nas estações de Pirajá e Campo da Pólvora, a exposição apresentará três aspectos: “As superfícies do mar” que abordará imagens e definições de faróis, portos e praias nos dois lados do Atlântico; “O mar por dentro” contará um pouco da topografia dos animais e minérios do fundo do oceano; “Terra/Mar” abordará o universo imaginário, a vida dos pescadores e as formas de navegação mais comuns.
• Local: Estações do Metrô de Salvador (Campo da Pólvora/ Pirajá)

Conversa Com Escritores
• Dia 9 de Maio – DO MAR DA HISTÓRIA DO MAR DAS PALAVRAS – Conversa com a escritora Alexandra Lucas Coelho
Conversa com a escritora e lançamento do seu mais recente livro publicado no Brasil: Deus Dará.
Alexandra é uma escritora portuguesa, jornalista, editora, trabalhou por muitos anos, cobrindo conflitos em diversas partes do mundo. Tem 11 livros publicados (cinco de não-ficção, quatro romances e dois infanto-juvenis). O livro Deus Dará gira em torno de sete personagens contemporâneos e um narrador fora do tempo e dos lugares, que convoca o leitor para um mergulho em 500 anos de história entre Brasil e Portugal.
Local: PAF V – UFBA

Visitas Guiadas ao Gabinete Português de Leitura da Bahia e a 4 fortes de Salvador
• Dias 11 e 18 de maio – Visitas Guiadas ao Gabinete Português de Leitura de Salvador e a 4 fortes de Salvador
Através das fortificações militares e do Gabinete Português de Leitura da Bahia, pretendemos oferecer uma abordagem do passado e presente, analisando os fatos, suas origens, causas e consequências, contextualizando a história, a geografia, a sociologia e a política.

Homenagem ao Professor Hélio Simões
• 16 de Maio (quinta) Homenagem ao Professor Doutor Hélio Simões
Primeiro catedrático de Literatura Portuguesa na Bahia, Hélio Simões exerceu importante papel nas relações com Portugal, não somente na promoção e nos estudos da literatura e da cultura portuguesa, mas também na presença de escritores e estudiosos portugueses que aqui estiveram, viveram e trabalharam graças a convite do professor Hélio Simões. Dentre eles podemos citar: Eduardo Lourenço, Adolfo Casais Monteiro, Vitorino Nemésio, Hernani Cidade.
Convidados: Cid Seixas (UFBA), Francisco Lima (UEFS),Fátima Lima (UFBA)
Horário: 16h
Local: Gabinete Português de Leitura

Centenário de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDERSEN
• 5 e 6 de Junho – Homenagem a SOPHIA DE MELLO BREYNER.
O colóquio prestará homenagem a uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Sophia de Mello Breyner Andersen a primeira mulher portuguesa a receber o Prêmio Camões, o mais importante galardão literário da língua portuguesa, em 1999.
Composto por quatro sessões de conferências, seguidas de concerto musical, exibição de filme e declamações poéticas, onde especialistas refletirão sobre a obra da autora.
Programação:
Um concerto para o mar de Sophia – pianista Isabela Perazzo
Exibição do filme Sophia de Mello Breyner O nome das Coisas
Local: Museu de Arte da Bahia, Museu de Arte Sacra

Experiências Gastronômicas Portugal/Bahia
• De 08 e 09 de junho: Experiências Gastronômicas Portugal/Bahia
A cozinha de sensações traz para o público de Salvador uma inusitada experiência gastronômica. Com releituras de pratos portugueses e baianos, a ação leva para o público uma experiência com sabores de “além mar” jamais vista. Serão convidados chefes de referência na culinária baiana e portuguesa para desenvolverem pratos exclusivos.
Para a Cônsul-Geral de Portugal, Nathalie Viegas, “Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal, desta forma, faz todo sentido que tenhamos um projeto para celebrar essa história.”
