Homenagem ao Prof. Dr. Hélio Simões

19 de maio de 2019 Comunidade, Eventos, Parcerias

No passado dia 16 de maio de 2019, estiveram presentes no Gabinete Português de Leitura da Bahia, curiosos, entusiastas, alunos e colaboradores do Professor Doutor Hélio Simões.

Além de poeta, Hélio Simões (1910- 1987), formou-se médico aos 22 anos. Como Médico, dedicou-se à clínica e, paralelamente, submeteu-se a concurso de Livre Docência, passando depois a Assistente Efetivo e Chefe de Clínica da Faculdade de Medicina da Bahia.

Em 1942, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, surge também o curso de Letras. Hélio Simões assume a Cátedra de Literatura Portuguesa e completa a sua formação acadêmica em viagens de estudos a França e a Portugal.

Entre os ilustres portugueses, Hélio Simões privou com diversos intelectuais, com destaque para Teixeira de Pascoaes, Hernani Cidade, Aquilino Ribeiro e Vitorino Nemésio, acabando por se destacar entre os primeiros estudiosos da Literatura Portuguesa no Brasil, ao lado de Fidelino de Figueiredo, Thiers Martins Moreira, Soares Amora e Jordão Emerenciano.

Com a criação da Universidade da Bahia, em 2 de julho de 1946, Hélio Simões tem oportunidade de intensificar as relações com Portugal, convidando escritores e estudiosos portugueses para, na qualidade de professores visitantes, atuarem na Bahia. Aqui estiveram, viveram e trabalharam, graças a convite de Hélio Simões: Eduardo Lourenço, Adolfo Casaes Monteiro, Vitorino Nemésio, Hernani Cidade e alguns outros nomes ilustres.

Este papel desempenhado por Hélio Simões, tanto foi reconhecido oficialmente em Portugal, aquando da atribuição das distinções de Oficial da Ordem Militar de Cristo e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Em Portugal, também foi membro da Academia de Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, do Instituto de Geografia de Lisboa e da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. No Brasil, a Academia Brasileira concedeu-lhe a Medalha Machado de Assis e o escritor Jorge Amado, no livro Bahia de Todos os Santos, registra o papel de Hélio Simões com ternura e com admiração:
Hélio Simões é o poeta ilustre, o médico, o professor, o fomentador de estudos literários, o homem da universidade, do intercâmbio cultural luso-brasileiro, com tantos e tamanhos serviços prestados à Bahia, ao Brasil, à cultura.”

Entre muitas outras atividades, destacamos também, o seu empenho na dinamização de ações culturais no Gabinete Português de Leitura, fato que – só por si – já nos deixa muito honrados e orgulhosos.

Neste evento, fizeram parte da mesa de homenagem a Drª Fátima Ribeiro e os Dr. Cid Seixas e Dr. Francisco Lima.

Esta homenagem inseriu-se num projeto maior, a saber “Bahia – Portugal: Pontos que nos Unem”, desenvolvido a partir do Consulado Geral de Portugal na Bahia e da Cátedra Fidelino de Figueiredo [pensadas para se enquadrarem nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas] e, com o total apoio natural do Gabinete Português de Leitura da Bahia.

Filme produzido pela Direção do Gabinete Português de Leitura da Bahia em 1986: https://youtu.be/cKSKfCPdgYQ

Recuperado e Restaurado por ocasião da Homenagem ao Professor Dr. Hélio Simões, nele, observamos algumas intervenções de algumas personalidades, e entre elas, do Prof. Dr. Hélio Simões.

Reportagem multimídia do evento: https://photos.app.goo.gl/CcmwoxpxQMV5hVS88

Fontes: Drª Fátima Ribeiro, Dr. Cid Seixas e Dr. Francisco Lima