Portugal perde Jorge Sampaio; ex-presidente visitou GPL em 1997

10 de setembro de 2021 qq coisa

Jorge Sampaio, presidente de Portugal entre março de 1996 e março de 2006, faleceu na manhã desta sexta-feira (10) em Carnaxide, aos 81 anos.

Advogado, foi o quinto Presidente da República do pós-25 de Abril. Em dez anos de mandato, dissolveu a Assembleia da República, conviveu com crises políticas nacionais e foi protagonista importante em diversos temas internacionais.

Em 1997, Jorge Sampaio e a esposa Maria José Ritta visitaram Salvador e fizeram questão de conhecer o Gabinete Português de Leitura. Percorreram o prédio construído em 1918 e, no Livro de Honra, o ex-presidente deixou a seguinte mensagem:

“Com as mais vivas saudações ao Gabinete Português de Leitura, e a todos quantos, pelos anos fora, tanto contribuíram para o engrandecimento da identidade cultural portuguesa. Desejo a todos que fazem a ligação entre o Brasil e Portugal uma razão forte para as suas vidas, as maiores felicidades e prosperidades pessoais”.

A comunidade portuguesa na Bahia, consternada, se associa ao sentimento de pesar de todos os conterrâneos espalhados pelo mundo.