Projeto de Promoção e de Intercâmbio Cultural e Turístico

22 de julho de 2017 Notícias, Projetos
BDJ_7276

Gabinete Português de Leitura de Salvador – Direção de Cultura

1 – Occasus

a) Cultura – Conjunto de conhecimentos adquiridos, hábitos sociais ou religiosos, normas de comportamento, saberes, manifestações intelectuais e artísticas, hábitos ou crenças que caracterizam uma sociedade especifica.

b) Promoção Turística – Ação ou efeito de promover atividades e empreendimentos com a intenção de divulgar os atrativos naturais, históricos e culturais, desses locais.

c) Intercâmbio – Relações que são desenvolvidas de modo reciproco entre pessoas, instituições, países, etc..


2 – Isto Posito

a) Propósito – A intenção máxima deste projeto do G.P.L., é o do enriquecimento intelectual humano, com da percepção global dos diferentes valores e da interligação com as diversas formas de expressão.

b) Oportunidade – Em decorrência de um maior aproveitamento de instrumentos de marketing cultural como alternativa estratégica para obtenção de maior visibilidade, parece crescer a tendência de várias entidades – públicas e ou privadas – se associarem por forma a ganharem destaque, e com isso, almejarem alcançar influência e importância crescente.

c) Envolvência – Para a concretização de parte ou do todo deste projeto, é necessária a participação de várias pessoas, a título voluntário ou mandatário, mas que tenham uma atitude atenta, dinâmica e responsável. O projeto só poderá ter sucesso se houver participação de um número qualitativo e experiente de pessoas;

d) Público Alvo – Definir, de forma teórica, o público alvo para este projeto global, é por agora difícil, uma vez que [neste momento] ainda não conhecemos a oportunidade e envolvência das diversas entidades que se irão identificar com o que pretendemos mostrar, incluindo a localização geográfica de origem ou destino da ação. Para as entidades que se forem manifestando positivamente, serão elaborados projetos específicos, nomeadamente:

  1. Desenvolvimento da proposta conceitual e artística;
  2. Objetivação do público alvo a atingir;
  • Calendarização do período ou do número de sessões que se pretende realizar para alcançar o seu objetivo;
  1. Identificação dos recursos humanos envolvidos;
  2. Elaboração de um plano de divulgação;
  3. Elaboração de um eventual orçamento.

3 – Praefatio

 a) O  objetivo principal deste projeto, é o de – claramente – auto promover o G.P.L. ao ocasionar eventos de índole cultural, em consonância com outros intervenientes.

b) Entenda-se como de importância fundamental para o êxito deste, a participação e envolvência de entidades que possam aportar valor para o G.P.L., incluindo meios logísticos e financeiros, a gestão e participação direta do Gabinete Português de Leitura de Salvador, em conjunto com qualquer outra entidade institucional, como são exemplo, Secretarias de Cultura e Turismo Municipais, estaduais, nacionais, estrangeiras, instituições ou empresas, e de outras que este Gabinete considere relevantes.

c) Para o G.P.L. – este será mais um meio de promover a sua capacidade de organização, ao destacar-se na arena interna e externa como entidade capaz de gerir projetos de grande envergadura, em paralelo com a obtenção de mais fontes de financiamento.


4 – Opportuna Conceptus 
I

Promoção Local

a) No seguimento do que está definido no “prefácio”, pretende-se com este conceito estratégico, elaborar eventos em consonância com as entidades locais (Munícipio; Estado; etc.), com o objetivo de promover a cultura da nossa cidade e ou do nosso estado, ao mesmo tempo que se promove turisticamente os seus atrativos, no local do Happening Cultural.

b) Para este conceito, teremos que pedir apoio às entidades locais, nomeadamente às Secretarias de Cultura e Turismo, bem como, por exemplo, às respectivas empresas públicas de promoção.

c) Aqui, o objetivo é o de adequar projetos do G.P.L. aos projetos de promoções locais, e daí obtermos prestígio e financiamento

5 – Opportuna Conceptus II

Promoção Internacional

a) O conceito deste, é o de promover a cultura de um outro pais ou de um local de outro pais, na nossa cidade e no nosso estado, ao mesmo tempo que se promove turisticamente os seus atrativos no local do Happening Cultural.

b) Para que este conceito se concretize, há a necessidade de dirigirmos aos vários Consulados e/ou entidades estrangeiras (como são exemplo, o Goethe Institut [Alemanha]; Turismo de Portugal; Fundação Calouste Gulbenkian; etc.; etc;), no sentido de estas entidades facultarem o seu apoio à realização de diversos eventos culturais e de promoção turística, sobre diversas formas, incluindo: filmes; palestras com personagens desses países; vinda de grupos étnicos; exposições; etc.

c) Neste, o objetivo é o de adequar projetos de outros, ao G.P.L., e daí obtermos prestígio local, internacional e provável apoio logístico e financeiro, ao mesmo tempo que, perante a comunidade local, passamos uma imagem de entidade cultural de nível global, no âmbito do verdadeiro espírito dos descobrimentos.


6 – Opportuna Conceptus 
III

Intercâmbio

a) Neste conceito, define-se como pressuposto, o de aprender ou de mostrar, os costumes, as tradições de um local, em um outro local. Significa ainda a troca de conhecimentos, costumes e informações entre diferentes regiões, seja de um mesmo país (como, por exemplo, o Brasil, um país continental com várias culturas miscigenadas dentro de uma só nacionalidade – um verdadeiro caldeirão de culturas), instituições com a mesma índole (como, por exemplo, com outros Gabinetes de Leitura), ou em ou de outros países ou culturas estrangeiras.

b) Aqui, como o objetivo é o de troca, ajudarmos – na mesma proporção, conceito, envolvência e oportunidade – na promoção ou na gestão de uma parceria com uma entidade externa à aérea de atuação, e que possa envolver parte ou todos os conceitos anteriormente definidos.

c) Importa salientar a responsabilidade que este conceito tem, não só pela envolvência de recursos humanos, mas também financeiro, compromisso e gestão de imagem.


7 – Ultima Conclusio
 IV

Futuro

a) O futuro de qualquer organização, está relacionado com inúmeros detalhes, uns mais tangíveis do que outros.

b) A missão de uma organização é algo crucial, mas nem sempre alcançada por força daqueles inúmeros detalhes, alguns deles até bastante humanos;

c) A visão é a idealização de um futuro desejado para a organização. Ela deve ser clara e estar em permanente adaptação. É a projeção de objetivos ambiciosos, que devam ser estimulantes, com objetivo de impactar uma imagem que desafie e mobilize todos os envolvidos na construção dessa conquista;

d) Toda a organização que deseje implementar o seu planejamento estratégico deve demonstrar com clareza os valores (missão e visão) que orientam a sua gestão estratégica;

e) A promoção da imagem organizacional do G.P.L., é um dos principais instrumentos que dispomos para criarmos um marketing da nossa organização;

Direção de Cultura
António Cunha