Reunião alinha detalhes para congresso Tomé de Sousa

7 de janeiro de 2020 Notícias

O presidente do Gabinete Português de Leitura, Abel Travassos, e o comissário de Cultura de São Pedro de Rates, Paulo Sá Machado, alinharam os últimos detalhes para a participação do Gabinete no Segundo Congresso Internacional Tomé de Sousa, previsto para o final de março, em Salvador.

São Pedro de Rates, freguesia de Póvoa de Varzim, no Norte de Portugal, é o local de nascimento de Tomé de Sousa, em 1503.

O evento, organizado também pela Universidade Federal da Bahia, vai reunir historiadores e pesquisadores que irão apresentar e debater temas relacionados à figura do primeiro governador Geral do Brasil.

Após uma reunião na Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Abel Travassos colocou as dependências do Gabinete Português de Leitura à disposição para o congresso. “Será uma honra receber os irmãos portugueses em nossa cidade para um evento tão importante”, disse o presidente. “Esperamos que o nível seja tão elevado quanto o do nosso primeiro seminário”, afirmou Paulo Sá Machado, que agradeceu a atenção e a disponibilidade.

O primeiro encontro foi em realizado em julho de 2019. No “I Congresso Internacional Tomé de Souza – 1º Governador do Brasil e Fundador da Cidade de São Salvador da Baía” participaram historiadores da Universidade do Porto, da Universidade Federal da Bahia, além de pesquisadores de diversas cidades portuguesas e do Togo, na África.