Valter Hugo Mãe (14/07/2017) Curso de Narrativa Portuguesa Contemporânea

9 de julho de 2017 Eventos, Notícias, Ponto de Cultura

José Saramago (1922-2010) definiu Valter Hugo Mãe como um “tsunami linguístico”.

Valter Hugo, nasceu em Angola, mas desde criança que se encontra radicado em Portugal.

31477853c20b661ad8003dc53e306d58

Publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula – a “tetralogia das minúsculas” -, lançados entre 2004 e 2010. Nesse período, assinava valter hugo mãe – assim mesmo, em minúsculas, em sinal de humildade literária.

Contar com o elogio de Saramago, já por si, parece ser suficiente para credenciar este escritor como um dos expoentes da nova literatura portuguesa. Mas, além daquele elogio, recebeu outros prêmios importantes, tais como: Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012) -, Mãe ainda conta a admiração do público e da crítica.

Os seus livros são uma reflexão sobre a linguagem, a memória, a morte, a solidão e, é claro, Portugal. “A melhor coisa que os portugueses fizeram foi o Brasil”, afirmou.

Com exceção de um ou outro nome  popularizado pelos meios de comunicação, como o do único ganhador do prêmio Nobel em língua portuguesa, José Saramago, a narrativa portuguesa contemporânea é tão desconhecida no Brasil quanto a poesia. E se há só um ganhador de Nobel em Portugal — e nenhum no Brasil nem na África de língua portuguesa –, o fato se dá muito mais pelos mistérios insondáveis que definem os escolhidos que a falta de candidatos à altura, pois, nas pegadas deixadas por um Camilo e um Eça, a narrativa portuguesa só fez avançar em qualidade, quantidade e diversidade de autores, alguns deles produzindo obras primas de caráter universal, conhecidos e lidos ao redor do mundo. Trazer parte desses nomes ao público baiano, de modo a contribuir no estabelecimento de pontes culturais entre  usuários de uma mesma língua,  através de aulas ministradas por professores das mais renomadas universidades brasileiras, nas quais serão discutidos seus textos, completos ou em fragmentos, mas sempre visando a obra literária, é o objetivo desse curso sobre a narrativa portuguesa contemporânea.

ESTAMOS DE VOLTA !!!!!!!!

Queremos reencontrá-los para falar do Vergílio Ferreira, Miguel Torga, Augusto Abelaira, Lobo Antunes, Lídia Jorge, José Cardoso Pires, Mário Cláudio, Teolinda Gersão, José Saramago, Alves Redol…

Para esse grande encontro, façam suas inscrições. O curso é gratuito.