1º de Novembro. Descoberta da Baía?

1 de novembro de 2020 Notícias

Sempre houve uma discussão e já tratamos deste assunto aqui, mas não custa andarmos por outro caminho, ainda que para chegar ao mesmo lugar. Estamos, os brasileiros e portugueses, comemorando a descoberta da Baía de Todos-os-Santos nesta data – Dia de Todos-os-Santos – razão pela qual ela tomou o nome que tem. Isto porque se considera a data da volta de Gaspar de Lemos, vindo de Portugal, provavelmente no comando da nau capitânia, em missão de tomar posse dos lugares por ele anotados na sua viagem de volta a Portugal, após o descobrimento do Brasil, para comunicar esse fato ao Rei.

Gaspar de Lemos era o comandante da nau de mantimentos, na esquadra de Pedro Álvares Cabral e foi incumbido por este de passar sua carga para os demais barcos e voltar a Lisboa para dar notícia ao Rei, das terras descobertas em 22 de abril de 1500, cuidando de tomar nota de tudo o que visse na costa daquela “ilha” no meio do oceano. Junto com as cartas dos capitães de todos os barcos e principalmente a feita pelo Pero Vaz de Caminha ao rei, levava ele um “diário de bordo” no qual os comandantes costumam anotar descobertas e ocorrências no seu trajeto.

A crença era a de que Porto Seguro seria uma ilha no meio do oceano e terminaria de ser vista após algumas horas de viagem para o Norte. Inevitavelmente, acompanhando a costa e anotando todos os acidentes geográficos observados, o comandante Gaspar gastava papel com suas anotações, em trajeto para o Norte, guardando distância segura do barco para a terra.

Sem qualquer dúvida, poucos dias após sua partida, em abril de 1500, inevitavelmente, não só passaria pelo Morro de São Paulo como veria o recuo da costa em seguida, mas seguiria direto na direção das terras em frente, mantendo o rumo para o Norte, assim descobrindo a maior baía que já teria visto,  aquela que – cerca de um ano e meio depois, a ela retornando com mais duas embarcações – reencontraria em 1º de novembro de 1501 (Dia de Todos-os-Santos), dando-lhe este nome.

Adinoel Motta Maia