Abertas as inscrições para novo curso de Língua Iorubá-Nagô

17 de agosto de 2021 qq coisa

O Gabinete Português de Leitura promove mais uma edição do minicurso “Fundamentos de Língua Iorubá-Nagô para Iniciantes”. Os encontros serão realizados de 23 de setembro a 21 de outubro de 2021, sempre às terças e quintas, das 17h às 19h, através da plataforma Zoom, com certificação e carga horária de 20 horas (aulas ao vivo e ensino/aprendizado suplementar). As aulas serão ministradas pelo professor mestre e Mawó Adelson de Brito, Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô.

Durante o curso, o público poderá compreender que a língua Nagô falada no Candomblé é uma língua viva como o Inglês, o Francês e o Português. Além disso, será demonstrado que a língua Nagô ou língua Iorubá possui uma estrutura formal léxica e sintática. Que é falada todos os dias nas Casas de Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô e nas práticas litúrgicas das religiões de matriz africana relacionadas com essas tradições afro religiosas.

O investimento de R$ 50,00 (cinquenta reais) é simbólico, para manutenção das atividades do GPL. O link de inscrição está disponível no site www.gplsalvador.org ou na plataforma Sympla.

A iniciativa integra a programação do projeto “Gabinete Português de Leitura: a cultura portuguesa viva na Bahia”, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o instrutor – Adelson de Brito é Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da UFBA e Licenciado em Física. É Sacerdote do Candomblé Jeje e exerce as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação.