Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont são tema de encontro no GPL

22 de setembro de 2021 qq coisa

Na próxima terça (28), às 17 horas, o Gabinete Português de Leitura promove o encontro “Heróis do Ar: Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Santos Dumont. Os palestrantes serão a pesquisadora e escritora Laurete Godoy e o professor e engenheiro Adinoel Motta Maia. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube do Gabinete Português de Leitura (www.youtube.com/gabineteportuguesdeleituradabahia).

Os especialistas irão enfatizar a importância do precursor e do patrono da Aeronáutica Brasileira. “A oportunidade de preservar a memória de Bartolomeu Lourenço de Gusmão coloca Brasil e Portugal no lugar de honra em que merecem estar no campo das Ciências Aeronáuticas”, destaca Godoy. Na apresentação, a professora vai falar da primeira experiência pública bem-sucedida com um balão a ar quente, feita pelo “padre voador”, e do idealizador de um voo público de uma máquina mais pesada que o ar, o famoso 14 BIS. “Santos Dumont foi pioneiro na mais ampla expressão que a palavra possa ter, enfeitou os céus de Paris com suas máquinas voadoras, nas quais tremulava sempre uma flâmula verde e amarela a informar: aqui está um cidadão brasileiro!”, complementa a pesquisadora.

Em agosto de 2019, o Gabinete Português de Leitura, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira inauguraram um memorial do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, em Belém de Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador. O espaço constitui um registro histórico-geográfico-religioso, além de um instrumento de apoio a pesquisa e estudo tecnológico e científico para a população da região, turistas e estudiosos de todo o Brasil. O idealizador do memorial, Adinoel Motta Maia, vai apresentar o espaço ao público, e falará sobre a importância científica da contribuição do padre para a tecnologia e a ciência da aerostação e aeronáutica.

Esta iniciativa integra o projeto Gabinete Português de Leitura – a cultura portuguesa viva na Bahia, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Leia os artigos abaixo e saiba mais:

BARTOLOMEU DE GUSMÃO – Herói de duas pátrias

ALBERTO SANTOS-DUMONT – O brasileiro que deu asas ao homem