GPL recebe visita da Secretária das Comunidades Portuguesas

18 de fevereiro de 2020 Notícias

O Gabinete Português de Leitura da Bahia recebeu na quinta-feira (13.2.2020) a primeira visita da nova secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes. Empossada no cargo em outubro do ano passado, a secretária foi recebida pelo presidente do Gabinete, Dr. Abel Travassos, e por membros da diretoria. Também participaram do encontro o embaixador do Portugal no Brasil, Dr. Jorge Cabral, e o cônsul de Portugal na Bahia, Dr. Jorge da Fonseca.

Encantada com o prédio, construído em 1918, a secretária se comprometeu a buscar apoio para as atividades culturais desenvolvidas pela instituição e apoiar a manutenção da biblioteca Infante D. Henrique, que conta com um acervo de aproximadamente 25 mil volumes.

A secretária presenteou o Gabinete com a medalha Luís Vaz de Camões. O presidente Abel Travassos, por sua vez, retribuiu a gentileza com a medalha comemorativa pelos 150 anos do Gabinete Português de Leitura, comemorados em 2013.

No livro de Honra do Gabinete Português de Leitura, a secretária deixou a seguinte mensagem: “O Gabinete de Leitura de Salvador tem um passado notável e muitas gerações de portugueses contribuíram para manter este espaço de memória. Iremos continuar a acompanhar este espaço de cultura para podermos manter a memória viva da comunidade portuguesa nestas terras do Brasil. Berta Nunes. Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas”.