
No passado dia 16 de maio de 2019, estiveram presentes no Gabinete Português de Leitura da Bahia, curiosos, entusiastas, alunos e colaboradores do Professor Doutor Hélio Simões.

Além de poeta, Hélio Simões (1910- 1987), formou-se médico aos 22 anos. Como Médico, dedicou-se à clínica e, paralelamente, submeteu-se a concurso de Livre Docência, passando depois a Assistente Efetivo e Chefe de Clínica da Faculdade de Medicina da Bahia.

Em 1942, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, surge também o curso de Letras. Hélio Simões assume a Cátedra de Literatura Portuguesa e completa a sua formação acadêmica em viagens de estudos a França e a Portugal.

Entre os ilustres portugueses, Hélio Simões privou com diversos intelectuais, com destaque para Teixeira de Pascoaes, Hernani Cidade, Aquilino Ribeiro e Vitorino Nemésio, acabando por se destacar entre os primeiros estudiosos da Literatura Portuguesa no Brasil, ao lado de Fidelino de Figueiredo, Thiers Martins Moreira, Soares Amora e Jordão Emerenciano.

Com a criação da Universidade da Bahia, em 2 de julho de 1946, Hélio Simões tem oportunidade de intensificar as relações com Portugal, convidando escritores e estudiosos portugueses para, na qualidade de professores visitantes, atuarem na Bahia. Aqui estiveram, viveram e trabalharam, graças a convite de Hélio Simões: Eduardo Lourenço, Adolfo Casaes Monteiro, Vitorino Nemésio, Hernani Cidade e alguns outros nomes ilustres.
Este papel desempenhado por Hélio Simões, tanto foi reconhecido oficialmente em Portugal, aquando da atribuição das distinções de Oficial da Ordem Militar de Cristo e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Em Portugal, também foi membro da Academia de Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, do Instituto de Geografia de Lisboa e da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. No Brasil, a Academia Brasileira concedeu-lhe a Medalha Machado de Assis e o escritor Jorge Amado, no livro Bahia de Todos os Santos, registra o papel de Hélio Simões com ternura e com admiração:
“Hélio Simões é o poeta ilustre, o médico, o professor, o fomentador de estudos literários, o homem da universidade, do intercâmbio cultural luso-brasileiro, com tantos e tamanhos serviços prestados à Bahia, ao Brasil, à cultura.”

Entre muitas outras atividades, destacamos também, o seu empenho na dinamização de ações culturais no Gabinete Português de Leitura, fato que – só por si – já nos deixa muito honrados e orgulhosos.
Neste evento, fizeram parte da mesa de homenagem a Drª Fátima Ribeiro e os Dr. Cid Seixas e Dr. Francisco Lima.

Esta homenagem inseriu-se num projeto maior, a saber “Bahia – Portugal: Pontos que nos Unem”, desenvolvido a partir do Consulado Geral de Portugal na Bahia e da Cátedra Fidelino de Figueiredo [pensadas para se enquadrarem nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas] e, com o total apoio natural do Gabinete Português de Leitura da Bahia.

Filme produzido pela Direção do Gabinete Português de Leitura da Bahia em 1986: https://youtu.be/cKSKfCPdgYQ
Recuperado e Restaurado por ocasião da Homenagem ao Professor Dr. Hélio Simões, nele, observamos algumas intervenções de algumas personalidades, e entre elas, do Prof. Dr. Hélio Simões.

Reportagem multimídia do evento: https://photos.app.goo.gl/CcmwoxpxQMV5hVS88
Fontes: Drª Fátima Ribeiro, Dr. Cid Seixas e Dr. Francisco Lima
