Navio Escola Sagres em Salvador

9 de julho de 2017 Álbum, Comunidade, Notícias

No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Salvador teve o privilégio da visita do N.R.P. Sagres (também conhecido por Navio Escola Sagres).

​O navio esteve aberto ao público nos dias 27 e 28 de junho, tendo registado 1461 visitantes soteropolitanos.

Carinhosamente apelidado de Embaixador Itinerante, contribuindo dessa forma para a afirmação da imagem de Portugal no mundo, este navio, é um dos sinônimos da sólida formação que os cadetes da Escola Naval da Marinha de Guerra portuguesa, conseguem alcançar através das viagens de instrução que decorrem – muitas das vezes – em latitudes e mares muito adversos, e em ambiente propícios ao emergir de valores como a determinação, a resiliência, a entreajuda, o espírito de equipa e a sã camaradagem.

É igualmente um meio privilegiado para afirmação daquela Marinha de Guerra, junto das suas congéneres, tanto nos portos que visita como nas viagens de instrução que proporciona aos respetivos cadetes.

O navio encontra-se agora a navegar, em direção a Abidjan (Costa do Marfim) onde se prevê a sua chegada para o dia 17 de julho.

Este evento teve a presença de diversos dignitários baianos, de altas patentes dos diversos Ramos das Forças Armadas Brasileiras, como de outros países com representação diplomática no Estado da Bahia. Todos foram extremamente bem recibos, seja pela Consul Geral de Portugal na Bahia, Dra Nathalie Viegas, seja pelo Comandante do Navio Escola, Capitão-de-Fragata António Manuel Gonçalves.

Importa salientar que a Direção do Gabinete Português de Leitura de Salvador também se sentiu extremamente bem recebida e acarinhada, seja pela recepção imaculada por parte do Senhor Comandante, seja pelo acompanhamento e explanação brilhante sobre o navio, que os seus oficiais fizeram à nossa comitiva.

Eis a reportagem fotográfica:

https://goo.gl/photos/Uo18HvzFqxVzBu296