O nome da baía

2 de novembro de 2020 Notícias, qq coisa
Crédito: SETUR/BA

Não há dúvida sobre a data da chegada da expedição que deu nome à Baía de Todos-os-Santos – daí o seu nome – mas é evidente que essa foi a data da posse e não a da sua descoberta, feita pelo Gaspar de Lemos, no mesmo retorno de Porto Seguro a Portugal, no qual também descobriu a foz do rio São Francisco e o último ponto da costa brasileira, no R.G.do Norte – o Cabo de São Roque –  do qual tomou rumo para atravessar o oceano, de volta a Portugal, entre outros anotados em seu diário de bordo na subida e oficializados na descida, em sua volta, dando-lhes os nomes dos santos  desses dias do seu reencontro, no seu retorno: Cabo de S. Roque em 16 de agosto e Rio São Francisco em 4 de outubro, por exemplo.

Sim, foi Gaspar de Lemos o comandante da frota que chegou à Baía de Todos-os-Santos em 1º de novembro de 2001 (Dia de Todos os Santos, para a Igreja Católica). O Rei de Portugal – D. Manuel – o premiou pela sua performance, fazendo-o comandar a frota que retornou ao Brasil recém-descoberto para tomar posse e dar nomes aos lugares que ampliavam gigantescamente os domínios portugueses, constituída essa frota pelo seu barco e mais dois.

Nesse contexto, ainda há discussão sobre a Baía que tomou o nome de Todos-os-Santos e daria nome também à Capitania (hereditária) de Todos-os-Santos, a partir dela, para o Norte, porque, para alguns, essa baía seria marcada politicamente a partir da Ponta do Padrão (Farol da Barra) para o norte; mas acontece que não é bem assim, porque geograficamente a nossa BTS tem seu extremo sul no Morro de São Paulo, não sendo desejável, racionalmente, que a visão política seja contrária à visão científica.

Um ponto a destacar é que habitualmente os historiadores dão mais importância aos aspectos políticos e aos nomes dos seus agentes, do que aos dados científicos – precisos e permanentes – entre os quais estão os obrigatoriamente relacionados com o tempo (históricos) e inevitavelmente com o espaço (geográficos), responsáveis pelo nome BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS!