Semana do Livro e da Biblioteca de 2017

23 de outubro de 2017 Destaques

Em homenagem a Semana do Livro e da Biblioteca, rememorada na Semana de 23 a 29 de outubro, trazemos à atenção obra Bibliotecas Brasileiras, de George Ermakoff, publicada em 2014. A publicação riquíssima em ilustrações apresenta uma síntese sobre a evolução do livro, seguida de um breve histórico do surgimento das primeiras bibliotecas brasileiras.

Ilustração 1 – Bibliotecas brasileiras

Destaca ainda variadas bibliotecas, a exemplo da Biblioteca Nacional, Biblioteca de Brasília, Biblioteca do Mosteiro São Bento da Bahia e do Rio, entre outras. Aqui na Bahia, salienta a Biblioteca Pública do Estado e a Biblioteca Infante do Dom Henrique, do Gabinete Português de Leitura de Salvador.

Ilustração 2 – Evolução da História do Livro

O Gabinete Português de Leitura, foi fundado em 02 de março 1863, por um grupo de portugueses residentes na Cidade do Salvador. A sua nova sede é instalada em 1918 na Praça da Piedade, onde se localiza até hoje, em seu interior encontramos a Biblioteca Infante Dom Henrique com acervo estimado em 25.000 volumes.

Ilustração 3 – Biblioteca Infante do Dom Henrique

Ilustração 4 – Biblioteca Infante do Dom Henrique

Criada em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Pública […] “foi à primeira Biblioteca brasileira concebida em sua origem para atender ao público leitor. Idealizada pelo baiano Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco.” Atualmente a Biblioteca funciona no bairro dos Barris, oferecendo a comunidade um acervo variado, atendendo desde os pequeninos, com o setor Infantil até o Pesquisador no setor de Obras Raras.

Ilustração 5 – Biblioteca Pública do Estado