Visita Guiada a Professores e Alunos da UNEB ao GPL

14 de agosto de 2019 Agenda, Destaques, Eventos

O Gabinete Português de Leitura da Bahia teve o privilégio de receber alunos e professores da UNEB que nos procuraram, tanto para conhecerem o edifício, a sua história, a sua essência, como os projetos desta instituição.

Surgiu uma empatia natural entre todos e, logo, logo, falou-se da história universal e do impacto que as decisões das várias gerações de humanos ao longo do tempo, teve e tem nos fluxos culturais da raça humana, com especial incidência, nos pontos que unem os vários povos que falam português.

Como a língua portuguesa é um dos elos mais poderosos de união de cerca de 280 milhões de pessoas no planeta, percebemos – ao longo da conversa – que existe um grande desconhecimento dos diferentes sons (sotaques; timbres; dialetos; etc.) emitidos por grande parte desses falantes.

Com o intuito de tentarmos diminuir um pouco esse desconhecimento, surgiram alguns exemplos de ideias embrionárias que, orbitando em torno do Gabinete, procuram encontrar soluções mais simpáticas para o ouvido e, com isso, criar hábitos de comunicação entre quem fala português de norte a sul ou de leste a oeste deste planeta azul.

As conversas terminaram com um desafio: professores e alunos trazerem projetos para dentro do Gabinete.

Observe a reportagem fotográfica aqui